15 FANTÁSTICOS ANIMES QUE NÃO SÃO DO STUDIO GHIBLI


Estas animações japonesas são geniais em sua composição, enredo, narrativa visual e roteiro. Eles fazem parte de outros estúdios também famosos no Japão mas que não tem seu processo criativo relacionado ao gênios do Studio Ghibli.
Estes filmes possuem a mesma premissa das obras-primas da Ghibli, como histórias familiares e fantasiosas que possuem um subtexto metafórico, espiritual e filosófico que agradam tanto crianças quanto adultos nos níveis mais distintos de personalidades. Elas são feitas pelo mesmo processo de animação usados pelas mentes criativas da Ghibli e são igualmente extraordinárias em seus termos e contextos visuais.
São filmes feitos pelos estúdios MadhoseTohei AnimationToho Company e etc.
A lista está disposta em ordem cronológica.

 

15- Taro the Dragon Boy (Tatsu no Ko Tarou)/ Dirigido por: Kirio Urayama, Peter Fernandez/ Ano: 1979/ Gênero: Aventura, Fantasia


Sinopse: Taro é um garoto que vive em humilde vilarejo com sua avó, ele é um menino preguiçoso que adora comer, dormir e lutar sumô com os animais na floresta, ele nem sequer ajuda sua avó nos afazeres diários até um dia em que um Tengu aparece diante dele e lhe dá uma poção especial. Com essa poção ele ganha a força de 100 homens, mas só pode usa-lá para ajudar outras pessoas. Depois que ele descobre que sua mãe transformou-se em dragão e partir para um lago distante Taro decide encontra – lá, e assim, durante sua jornada Taro, com sua incrível força, vai ajudando as pessoas que encontra pelo caminho até chegar ao seu destino.

14- Atriz Milenar (Sennen joyû)/ Dirigido por: Satoshi Kon/ Ano: 2001/ Gênero: Aventura, Drama, Fantasia, História, Romance


Sinopse: Um estúdio cinematográfico será fechado. Genya Tachibana, um reporter de televisão, localizou sua mais famosa estrela, Chiyoko Fujiwara, que vive reclusa desde que deixou de atuar há mais de 30 anos. O repórter entrega uma chave à ela, o que a faz refletir sobre sua carreira: enquanto ela conta sua trajetória, Genya e seu sofredor cameraman mergulham em sua fascinante história.

13- Tokyo Godfathers/ Dirigido por: Satoshi Kon, Shôgo Furuya/ Ano: 2003/ Gênero: Aventura, Comédia, Drama


Sinopse: A terceira produção de Satoshi Kon, um dos mais interessantes diretores de anime da atualidade. Hana uma ex drag queen, Gin um antigo ciclista alcoólatra e Miyuki, uma adolescente fugitiva são três sem-teto que em sua tumultuada existência encontram um bebê abandonado no dia de natal. Os três resolvem então peregrinar em busca da solução do mistério e encontrar os pais da criança antes da chegada do ano novo. Durante a busca, deparam-se com fatos ocultos sobre o passado que são forçados à confrontar, ao mesmo tempo que aprendem a enfrentar o futuro juntos.

12- Steamboy/ Dirigido por: Katsuhiro Ōtomo/ Ano: 2004/ Gênero: Ação, Aventura, Drama, Ficção Científica, História 


Sinopse: Ray Steam é um jovem inventor que recebe de seu avô, pelos Correios, uma estranha bola de metal conhecida como Steam Ball. Esta incrível invenção comporta uma nova espécie de energia, que tem a capacidade de suprir uma nação inteira. Ao tentar proteger a esfera da inescrupulosa Fundação O’Hara, Ray descobre aos poucos os fantásticos poderes que a bola possui.

11- A Garota que Conquistou o Tempo (Toki wo Kakeru Shoujo)/ Dirigido por: Mamoru Hosoda/ Ano: 2006/ Gênero: Aventura, Comédia, Drama, Ficção Científica, Romance


Sinopse: Makoto Konno é uma estudante comum, sempre com pressa e lutando contra o relógio para não perder a hora da escola. Tem a vida em ordem, é uma garota de sorte e com boa intuição. Ao lado dos amigos Chiaki Mamiya e Kousuke Tsuda, Makoto forma um trio muito unido que se encontra naquela difícil fase de decidir o que fazer da vida no futuro. Certo dia, a sorte e intuição de Makoto parecem abandoná-la, e ela descobre ter, por alguma razão, o poder de viajar no tempo. Assustada no início, Makoto começa a assimilar melhor a idéia do incrível poder que tem em mãos. Super segura de si, Makoto passa a usar e abusar deste poder mas, logicamente, percebe que mudar o passado pode trazer péssimas consequências.

10- Tekkon Kinkreet (Tekkon kinkurîto)/ Dirigido por: Michael Arias/ Ano: 2006/ Gênero: Aventura, Fantasia


Sinopse: O mesmo estúdio de animação que criou Animatrix apresenta este visualmente e incrível novo filme de animação baseado na popular história em quadrinhos japonesa escrita por Taiyo Matsumoto. Na cidade do tesouro a vida pode ser doce ou brutal. Isto é a pura verdade para nossos heróis Black & White, dois meninos rebeldes de rua que tomam conta da cidade, lutando constantemente contra o vilão do velho mundo Yakuza e criaturas alienígenas assassinadas que pretendem destruir a metrópole.

09- Cinco Centímetros por Segundo (Byôsoku 5 senchimêtoru)/ Dirigido por: Makoto Shinkai/ Ano: 2007/ Gênero: Drama, Romance


Sinopse: 1º – Cherry Blossom Story: Tono Takaki e Shinohara Akari conheceram-se na escola primária e tornaram-se muito próximos, mas ela teve de se mudar com a família para uma região longe de Tóquio. Os dois continuam a trocar correspondência, e um dia é Takaki que se tem de mudar – para Tagoshima, uma ilha situada no Oeste do Japão. Takaki decidi ver Akari pela última vez, empreendendo uma longa viagem de comboio até Tochigi.
2º – Cosmonaut: Anos depois, em Kagoshima, Sumita Kanae está apaixonada por Takaki, colega dela, mas este parece ter a mente sempre num local distante. Além de se sentir deprimida por não ser, aparentemente, correspondida, Kanae está indecisa em relação ao seu futuro, adiando a escolha do curso universitário.
3º – 5 Centimeters per Second: De volta a Tóquio, Takaki, agora adulto, debate-se com melancólicas memórias do passado e entra em ruptura com as suas relações sentimentais e laborais. Akari está em Tochigi e prepara-se para viajar. Poderão os dois voltar a encontrar-se em Tóquio?

08- Summer Wars/ Dirigido por: Mamoru Hosoda/ Ano: 2009/ Gênero: Aventura, Comédia, Drama, Ficção Científica, Thriller


Sinopse: A história centra-se no colegial Koiso Kenji, um garoto prodígio em matemática que passa o seu tempo trabalhando em OZ, um mundo virtual. Kenji é um gênio com números, mas mal adepto socialmente. Ele tem uma paixão secreta pela sua veterana Shinohara Natsuki, mas não tem coragem de dizer a ela. No início de suas férias de verão, ele é convidado por Natsuki para ajudar na celebração do 90º aniversário da sua avó. Embora Kenji não conhece os detalhes do plano, ele concorda e vai com Natsuki a casa da sua avó em Ueda, Nagano. Para grande surpresa de Kenji, ele é apresentado na casa da família Shinohara como noivo de Natsuki.

07- Colorful/ Dirigido por: Keiichi Hara/ Ano: 2010/ Gênero: Drama, Fantasia, Mistério


 
Sinopse: Ao chegar à estação de trem que leva à morte eterna, uma alma triste recebe a notícia de que teve sorte e ganhará outra chance de viver. Ela, então, assume o corpo de um garoto de 14 anos chamado Kobayashi Makoto, que acaba de tentar suicídio. Assistida por um espírito neutro chamado Purapura, a alma deve descobrir qual foi o seu maior pecado e o que errou em sua antiga vida antes que seu prazo no corpo de Makoto se esgote. Ele também deverá cumprir uma série de outras tarefas menores, como entender o que levou Makoto a cometer suicídio e aprender a aproveitar sua segunda chance na vida.

06- Viagem Para Agartha (Hoshi o ou kodomo)/ Dirigido por: Makoto Shinkai/ Ano: 2011/ Gênero: Aventura, Fantasia, Romance


 
Sinopse: Asuna é uma menina solitária. Ela tem o hábito de passar seus dias escutando uma música misteriosa em um rádio especial que ganhou de seu pai. Certo dia ela conhece um rapaz chamado Shun, e parte numa viagem de aventuras para entender as belezas e crueldades do mundo.

05- Uma Carta para Momo/ Dirigido por: Hiroyuki Okiura/ Ano: 2011/ Gênero: Comédia, Drama, Fantasia


Sinopse: Após a morte de seu pai, que deixou uma carta que nunca foi além de um cumprimento, Momo se esforça para lidar com sua dor e culpa, e se encontra distanciada de sua mãe. Quando elas se mudam para uma nova casa em uma ilha remota no Mar Interior de Seto, Momo faz amizade com um menino e sua irmã mais nova perceptiva, um carteiro tímido e três yōkais patifes. Com a ajuda deles, Momo se prepara para mergulhar em sua nova vida na ilha.

04- Hotarubi no Mori e/ Dirigido por: Takahiro Omori/ Ano: 2011/ Gênero: Comédia, Romance, Drama


Sinopse: A história se foca em uma pequena garota chamada Hotaru. Ela se perde em uma floresta que popularmente é dita como uma floresta em que se reside vários espíritos. Na floresta Hotaru se depara com um jovem utilizando uma máscara de raposa. Ele se diz um espirito com uma maldição que no momento que um humano tocá-lo ele irá desaparecer.

03- Crianças Lobo (Ookami kodomo no Ame to Yuki)/ Dirigido por: Mamoru Hosoda/ Ano: 2012/ Gênero: Drama, Fantasia, Romance


Sinopse: A história cobre 13 anos e começa com Hana, uma estudante de faculdade de 19 anos, que se encontra e se apaixona, daquela forma intensa vista nos contos de fadas, por um “lobisomem”. Depois de se casar com ele, Hana dá a luz e cria duas crianças lobo, a mais velha Yuki e o mais novo Ame. Os quatro viviam tranquilamente em um canto da cidade, para esconder a existência das “crianças lobo”, mas quando o lobisomem morre de repente, Hana decide se mudar para uma cidade rural, distante da modernidade.

02- O Jardim das Palavras (Koto no ha no niwa)/ Dirigido por: Makoto Shinkai/ Ano: 2013/ Gênero: Drama, Romance


Sinopse: Takao, que está treinando para ser sapateiro, matou aula e está desenhando sapatos em um jardim Japonês. Ele conhece uma misteriosa mulher, Yukino, que é mais velha do que ele. Então, sem marcar os horários, os dois começam a se ver periodicamente, mas somente em dias chuvosos. Eles aprofundam sua relação e se abrem um para o outro, mas o fim da temporada de chuva logo se aproxima…

01- Kimi no Na wa./ Dirigido por: Makoto Shinkai/ Ano: 2016/ Gênero: Drama, Romance

 
 
 
Sinopse: A história se passa um mês após um cometa cair pela primeira vez em mil anos no Japão. Mitsuba, uma colegial que vive no interior e quer viver na cidade porque ela está cansada da vida no campo. E, Taki. Um estudante que vive em Tóquio com seus amigos enquanto trabalha em um restaurante italiano. Ele também tem um forte interesse em artes plásticas envolvendo arquitetura. Um dia, Mitsuba sonha que é um homem jovem e Taki sonha que é uma estudante que vive no campo. Qual é o segredo por trás de seus sonhos?



Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário