25 GENIAIS FILMES CYBERPUNKS



Cyberpunk (de Cyber(netic) + punk) é um sub-gênero de ficção científica, conhecido por seu enfoque de "Alta tecnologia e baixo nível de vida" ("High tech, Low life") e toma seu nome da combinação de cibernética e punk. Mescla ciência avançada, como as tecnologias de informação e a cibernética junto com algum grau de desintegração ou mudança radical na ordem social. De acordo com Lawrence Person: "Os personagens do cyberpunk clássico são seres marginalizados, distanciados, solitários, que vivem à margem da sociedade, geralmente em futuros distópicos onde a vida diária é impactada pela rápida mudança tecnológica, uma atmosfera de informação computadorizada ambígua e a modificação invasiva do corpo humano."

Segundo William Gibson, em seu livro Neuromancer, o indivíduo cyberpunk é uma espécie de "pichador virtual" que se utiliza de seu conhecimento acima da média dos usuários para realizar protestos contra a sistemática vigente das grandes corporações, sob a forma de vandalismo com cunho depreciativo, a fim de infligir-lhes prejuízos sem, contudo, auferir qualquer ganho pessoal com tais atos.

Estes filmes remetem as maiores representações da rica cultura cyberpunk no cinema. O conceito de cyberpunk é algo bastante diversificado e amplo que aborda política, religião e sociedade. Para definir melhor o que é cyberpunk optei por colocar a definição básica encontrada em qualquer lugar especializado sobre o assunto.
Os filmes estão dispostos em ordem cronológica!


25- Metrópolis/ Dirigido por: Fritz Lang/ Gênero: Drama, Ficção Científica, Romance/ País: Alemanha/ Ano 1925


Sinopse: O ano é 2026, a população mundial se divide em duas classes: a elite dominante e a classe operaria; esta condenada desde a infância a habitar os subsolos, escravos das monstruosas máquinas que controlam a metrópolis. Quando o filho do criador de Metrópolis se apaixona por Maria, a líder dos operários, tem inicio a mais simbólica luta de classe já registrada pelo cinema.

24- A Plataforma (La Jetée)/ Dirigido por: Chris Marker/ Gênero: Ficção 
Científica/ País: França/ Ano: 1962



Sinopse: O curta-metragem narra a aventura de um sobrevivente da Terceira Guerra Mundial que vive como prisioneiro nos subterrâneos de uma Paris destruída, guardando lembranças de uma infância feliz na superfície, em tempos anteriores à guerra, até que cientistas o escolhem para realizar uma experiência de viagem no tempo.

23- THX 1138/ Dirigido por: George Lucas/ Gênero: Ficção Científica/ País: EUA/ Ano: 1971



Sinopse: O primeiro filme dirigido por George Lucas (de Star Wars) é uma obra psicodélica sobre um futuro asséptico onde a população é forçada a viver em grandes cidades subterrâneas controladas por computadores.
Coisas como o livre arbítrio, religião, desejos e sexo são proibidos. Todos são controlados por drogas que reprimem seus pensamentos e os deixam "dóceis" para fazerem suas funções na sociedade de maneira que não interfira no "equilíbrio" das coisas. Até que o humano THX-1138 (Robert Duvall) com sua parceira desafiam o sistema não apenas para defender seu romance (que é proibido), mas para tentar escapar da cidade subterrânea e viver livres no "mundo de cima".

Não é dificil notar as profundas influências de célebres obras como "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley e "1984" de George Orwell.

22- Alien, O Oitavo Passageiro (Alien)/ Dirigido por: Ridley Scott/ Gênero: Ficção Científica, Terror/ País: EUA/ Ano: 1979




Sinopse: Nave espacial, ao retornar para a Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

21- Blade Runner - O Caçador de Andróides (Blade Runner)/ Dirigido por: Ridley Scott/ Gênero: Drama, Ficção Científica, Thriller/ País: EUA/ Ano: 1982


Sinopse: No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.

20- Videodrome - A Síndrome do Vídeo (Videodrome)/ Dirigido por: David Cronenberg/ Gênero: Ficção Científica, Terror/ País: EUA/ Ano: 1983


Sinopse: Max Renn (James Woods), o dono de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de uma "snuff", que seriam cenas de pessoas que eram realmente torturadas e mortas. Inicialmente os sinais pareciam vir da Malásia, mas depois descobre-se que eram gerados em Pittsburgh. Gradativamente Max fica sabendo que esta transmissão se chama Videodrome, que na verdade é muito mais que um mórbido show de televisão. Max começa a sofrer efeitos bizarros e alucinógenos destas transmissões, se vendo no meio das forças que criaram e querem controlar o Videodrome. Mas Max descobre que seu corpo pode ser a última arma que poderá usar contra seus inimigos.

19- O Exterminador do Futuro (The Terminator)/ Dirigido por: James Cameron/ Gênero: Ação, Ficção Científica/ País: EUA/ Ano: 1984



Sinopse: Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um androide com a missão de matar a mãe daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.

18- Brazil/ Dirigido por: Terry Gilliam/ Gênero: Comédia, Drama, Fantasia/ País: EUA/ Ano: 1985



Sinopse: Sam Lowry (Jonathan Pryce) vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado, que lida com o terrorismo, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo a permanência na prisão. Neste mundo opressivo Sam acaba se apaixonando por Jill (Kim Greist), uma terrorista.

17- RoboCop: O Policial do Futuro (RoboCop)/ Dirigido por: Paul Verhoeven/ Gênero: Ação, Ficção Científica, Policial/ País: EUA/ Ano: 1987



Sinopse: Depois de ter sido mortalmente ferido em cerco a marginais, policial (Peter Weller) é transformado num misto de máquina e homem a serviço da justiça.
É quando tem que enfrentar uma gangue disposta a dominar a cidade, sob a custódia legal de poderoso executivo.

16- Akira/ Dirigido por: Katsuhiro Ōtomo/ Gênero: Ação, Animação, Ficção Científica/ País: Japão/ Ano: 1988


Sinopse: Kaneda é um líder da gangue de motoqueiros, que tem um amigo próximo envolvido em um projeto governamental secreto chamado Akira. Para salvar seu amigo, Kaneda pede ajuda para vários grupos como: ativistas anti-governo, políticos gananciosos, cientistas irresponsáveis e poderosas forças militares. Durante o confronto, Tetsuo recebe uma força sobrenatural que resulta em conseqüências para o resto de sua vida.

15- Tetsuo, o Homem de Ferro (Tetsuo)/ Dirigido por: Shinya Tsukamoto/ Gênero: Ficção Científica, Terror/ País: Japão/ Ano: 1989



Sinopse: Tetsuo é um filme de ficção científica influenciado pelo Cyberpunk sobre a intersecção do homem e uma tecnologia post-industrial acompanhada por uma apropriada banda sonora de música industrial. O fílme é realizado em preto e branco, o que ainda mais acentua o lado obscuro e alucinatório de toda a narrativa. O filme começa com um punk que é atropelado por um condutor que se põe em fuga. Gravemente ferido, o jovem punk reconstrói o seu corpo mutilado com pedaços de metal, tornando-se Robopunk.
Produzido com um orçamento baixo, Tetsuo é hoje considerado um cult movie. Tsukamoto costuma em seus filmes exercer não só a função de diretor mas, também de argumentista, produtor, diretor de fotografia, montador e ator.

14- O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (Terminator 2: Judgement Day)/ Dirigido por: James Cameron/ Ação, Ficção Científica, Thriller/ País: EUA/ Ano: 1991



Sinopse: Uma criança destinada a ser líder (Edward Furlong) já nasceu, mas é infeliz por viver com pais adotivos, pois foi privado da companhia da mãe (Linda Hamilton), que foi considerada louca quando falou de um exterminador vindo do futuro.
Neste contexto, um androide (Arnold Schwarzenegger) vem do futuro, mais exatamente um modelo T-800 igual ao filme original, para proteger o garoto, mas existe um problema: o mais avançado androide existente no futuro, um modelo T-1000 (Robert Patrick), que é feito de "metal líquido", não pode ter nenhum dano permanente e pode assumir a forma que desejar, também veio para o passado com a missão de matar o menino.

13- Estranhos Prazeres (Strange Days)/ Dirigido por: Kathryn Bigelow/ Gênero: Ação, Mistério, Policial/ País: EUA/ Ano: 1995



Sinopse: Nos últimos dias de 1999 em Los Angeles, um ex-tira (Ralph Fiennes) negocia com CDs contendo informações sobre emoções e memórias de outras pessoas. Desta maneira, um homem casado "vai para cama" com outra mulher e não é infiel. No entanto, quando um disco que contém informações gravadas por uma prostituta assassinada que testemunhou um crime vai parar nas mãos deste ex-policial sua vida corre perigo, pois se o conteúdo for revelado uma reação popular inimaginável pode acontecer na cidade.

12- O Fantasma do Futuro (Kôkaku Kidôtai)/ Dirigido por: Mamoru Oshii/ Gênero: Ação, Animação, Ficção Científica/ País: Japão/Ano: 1995



Sinopse: Major Motoko é uma agente cibernética e líder da unidade do serviço secreto Esquadrão Shell. Formado pelo governo para combater a onda de crimes, eles são informados de que um famoso criminoso, "expert" em computadores, está no Japão. O suspeito é conhecido apenas pelo codinome "Mestre Marionete".

11- Os 12 Macacos (Twelve Monkeys)/ Dirigido por: Terry Gilliam/ Gênero: Drama, Ficção Científica, Suspense/ País: EUA/ Ano: 1996



Sinopse: No ano de 2035, James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar mistério envolvendo vírus mortal que levou à morte da maior parte da humanidade. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar sua sanidade a uma médica (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro.

10- End of Evangelion/ Dirigido por: Hideaki Anno, Kazuya Tsurumaki/ Gênero: Ação, Animação, Drama, Fantasia, Ficção Científica/ País: Japão/ Ano: 1997



Sinopse: É um filme de anime dirigido por Hideaki Anno e produzido pela Gainax, que apresenta um final alternativo para a série anime Neon Genesis Evangelion. O filme está dividido em duas partes, Episódio 25: Aire, e Episódio 26: Meu verdadeiro coração para ti.

09- Cidade das Sombras (Dark City)/ Dirigido por: Alex Proyas/ Gênero: Ficção Científica, Mistério/ País: EUA/ Ano: 1998



Sinopse: O diretor Alex Proyas conta a história de um mundo estranho e sombrio, onde Rufus Sewell acorda sendo caçado por ter cometido uma série de assassinatos que não se lembra. Com William Hurt e Kiefer Sutherland.

08- Pi/ Dirigido por: Darren Aronofsky/ Gênero: Drama, Ficção Científica, Suspense/ País: EUA/ Ano: 1998



Sinopse: Em plena Manhattan vive Max (Sean Gullette), um jovem gênio da matemática e computação que vive escondido da luz do sol, que lhe dá constantes dores de cabeça, e evita o contato com outras pessoas. Max conseguiu construir um supercomputador que o fez com que compreendesse toda a existência da vida na Terra, já que percebeu que todos os eventos se repetiam após um determinado espaço de tempo. Com isso Max pôde adivinhar o que viria a acontecer no mercado da bolsa de valores, já que conhecia as tendências que se repetiriam, e passa a ser cobiçado por representantes de Wall Street e também por uma seita que busca decifrar os mistérios da Torá.

07- Matrix (The Matrix)/ Dirigido por: Andy Wachowski Lana Wachowski/ Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica/ País: EUA/ Ano: 1999



Sinopse: Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro.
Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro.
À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade.
Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.
Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

06- Cowboy Bebop - O Filme (Kaubôi bibappu: Tengoku no tobira)/ Dirigido por: Hiroyuki Okiura, Shinichirô Watanabe/ Gênero: Ação, Animação, Comédia, Ficção Científica, Policial, Suspense/ País: Japão/ Ano: 2001





Sinopse: Em pleno ano de 2071 Spike e seus companheiros ciganos do Esquadrão Bebop estão passeando pela cidade de Tóquio, até que Faye presencia um ataque bioterrorista, que mata cerca de 500 pessoas. Em busca de maiores informações sobre os responsáveis pelo ataque, o governo local oferece uma alta recompensa a qualquer informação entregue. O Esquadrão Bebop se interessa pela oferta e passa a usar suas táticas para encontrar o culpado pelo ataque.

05- Metrópolis (Metoroporisu)/ Dirigido por: Rintaro/ Gênero: Animação, Aventura, Ficção Científica/ País: Japão/ Ano: 2001



Sinopse: Metropolis é uma grande cidade do futuro, onde convivem homens e robôs. A civilização atingiu um outro estágio e as sociedades estão absolutamente segmentadas. É neste cenário que o detetive Syunsaku Ban e seu parceiro Kenichi procuram pelo Dr. Laughton. A dupla quer não só prender o cientista, como também se apoderar de Tima, a jovem robô criada por ele.

04- Ghost in the Shell 2: Innocence/ Dirigido por: Mamoru Oshii/ Gênero: Ação, Animação, Aventura, Ficção Científica/ País: japão/ Ano: 2004



Sinopse: Batô, agente da Seção 9, é designado para investigar uma série de assassinatos de figuras importantes da sociedade, supostamente mortas por uma série de bonecas/robôs, as "Gynoids", que avariam, matam os respectivos donos e de seguida se autodestroem.
Na ausência da Major Kusanagi, que desapareceu em misteriosas circunstâncias e deixou fortes memórias a Batou, é-lhe atribuido um novo colega, Togusa, ex-detective da polícia.
Os dois perseguem o criador das Gynoids sendo sucessivamente confrontados com a diferença entre homem e máquina, cada vez mais difícil de distinguir.

03- Paprika (Papurika)/ Dirigido por: Satoshi Kon/ Gênero: Animação, Ficção Científica, Mistério/ País: Japão/ Ano: 2006



Sinopse: Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela "detetive de sonhos", para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.

02- O Homem Duplo (A Scanner Darkly)/ Dirigido por: Richard Linklater/ Gênero: Animação, Drama, Policial/ País: EUA/ Ano: 2006



Sinopse: Num futuro próximo, a guerra do governo norte-americano contra as drogas se juntou à guerra ao terror. Numa sociedade cada vez mais policiada foi desenvolvido um novo sistema de disfarce, sob o qual trabalha o policial Bob Arctor (Keanu Reeves). Enquanto investiga seus amigos mais próximos, ele acaba recebendo ordens para investigar sua própria vida e embarca num estranho pesadelo, no qual identidades e lealdade não parecem mais ter um sentido claro.

01- Distrito 9 (District 9)/ Dirigido por: Neill Blomkamp/ Gênero: Ação, Ficção Científica, Thriller/ País: África do sul, Canadá, EUA/ Ano: 2009



Sinopse: Alguns anos atrás, os aliens fizeram seu primeiro contato com a Terra. Humanos esperavam que a raça fosse hostil e proporcionasse um ataque ao planeta.
Nada aconteceu.
Ao invés disso, as criaturas pediram asilo, já que são as últimas sobreviventes de seu planeta natal. Mas a co-existência da raça com os humanos não vem sendo fácil até então, e os “camarões”, como são chamados preconceituosamente, permanecem escondidos em uma área povoada por barracos improvisados na África do Sul, denominada Distrito 9. Lá, são obrigados a viver no ostracismo e proibidos de sair até que os humanos decidam o que fazer com eles.

Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

5 comentários:

  1. Muito bom! Além dos já visto, uma seleção a não perder.

    ResponderExcluir
  2. Ok, a seleção é boa, de fato... mas tem muita coisa aí que não tem nada de cyberpunk... alien?
    Pi? 12 Macacos? Akira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pi, e 12 Macacos podem até não ser no caso do ultimo algumas pitadas. Mas Akira É MUITO Cyberpunk. Eu não enquadrava Alien nessa lista mas acredito q pode ser.

      Excluir
    2. Akira é uma referência do Cyberpunk, Jonas! Mas concordo que vários outros títulos não cabem nessa lista, mesmo...

      Excluir
  3. Cara, senti uma falta enorme de Johnny Mnemonic, pra mim é um dos maiores representantes do cyberpunk no cinema.

    ResponderExcluir